Estamos sendo servos de Deus ou sendo como os nove leprosos judeus?

Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão? Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.” Lc 17.17-19

Esta é uma passagem muito conhecida da Palavra. Conta sobre a cura de dez leprosos, quando Jesus estava no caminho entre a Samaria e a Galiléia. Os dez clamaram por misericórdia e Jesus os atendeu, curando-os de sua doença. Após ver que estava curado, o samaritano voltou para agradecer e adorar a Jesus pelo que lhe havia sido concedido. Os outro nove não voltaram, todos judeus, povo para o qual Jesus viera, mas o estrangeiro voltou, e conforme as palavras de Jesus, este foi salvo.

A lepra era, digamos, a doença da moda naqueles tempos. Os doentes de lepra viviam à margem da sociedade, escondidos, sem nenhuma perspectiva futura. Quando avistam a figura de Jesus, estes dez homens, provavelmente sabendo quem era aquele homem, clamaram por sua cura. A misericórdia de Jesus os curou, mas dos dez somente o estrangeiro, o samaritano voltou. Talvez os judeus, os outros nove, sendo do povo escolhido, acharam que Jesus tinha dever de curá-los, sua cura não foi mais do que obrigação. Imaginem aqueles que, sabe-se lá há quanto tempo viviam escondidos, de repente tem a oportunidade de voltar a circular pela cidade, fazer coisas que antes não podia, aproveitar a benção da melhor maneira possível. Pra que agradecer, voltar para aquele que os curou se aquele era o dever de Jesus? Mas o samaritano sentiu essa necessidade de voltar, e nesta necessidade ele foi salvo. Todos receberam a cura física, mas aquele homem foi salvo, sua vida espiritual fora mudada, a cura fora completa.

Hoje em dia temos visto muitos exemplos como o dos judeus. Muitos líderes incentivam a igreja a exigir de Deus curas, prosperidade, estabilidade financeira, empregos, maridos, esposas, e por aí vai. Deus é um Deus misericordioso. Jesus mesmo falou que o que PEDIRMOS, em seu nome ele nos concederia, conforme vontade de Deus. E temos exemplos de pessoas que recebem de Deus, conforme suas EXIGÊNCIAS. Mas, será que estas pessoas estão recebendo a benção completa? Elas estão voltando, como o samaritano para agradecer a Deus pelas bênçãos, ou entendem que Deus está aí para isso, este é o Seu DEVER, sua OBRIGAÇÃO? Temos uma inversão de papéis, o homem que foi criado por Deus para SERVÍ-LO, torna Deus o seu servo.

Vemos pessoas curadas, outras sendo agraciadas com bênçãos financeiras, novos empregos, empresas, casamentos, e muito mais. Mas muitas dessas pessoa abençoadas fazem como os nove judeus, preferem ir “curtir” a sua benção e viram as costas para Deus. Temos que compreender que somos nós os servos, que Deus nos dá as bênçãos mas requer de nós atitudes como a do samaritano, aquele que voltou para agradecer e glorificar a Deus, e foi salvo. Somente atitudes como essa nos trarão a benção completa, tanto física quanto espiritualmente, e a partir daí poderemos desfrutar das conseqüências das bênçãos, sem voltar as costas para Deus, sem tratar Deus como se este fosse nosso servo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário